domingo, 20 de dezembro de 2009

Sonhos de criança


Quando eu era pequena, eu não tinha muitos sonhos à realizar. Pelo menos não me lembro. Mas me lembro de que ver a Terra do Espaço era um deles. Me lembro tb da cena do filme Apolo XIII, quando o astronauta estava na Terra e, olhavando a Lua, a tapava com seu dedo polegar. Pouco depois, já no espaço, ele se depara com a tão admirada Lua. Ele repete o mesmo gesto e a grandiosidade da Lua ultrapassava a sombra do seu pequeno polegar. Essa cena me marcou. Meu sonho era fazer isso também!
Meu sonho também era morar no exterior. Não sabia exatamente onde e nem o porquê, mas eu dizia: " Quando crescer eu não vou morar no Brasil". Isso, segundo minha mãe, eu falei aos 4-5 anos de idade. Aos 13, eu encasquetei que queria viajar, morar fora. Meus pais, obviamente, não permitiram e se assustaram dessa história voltar à tona. Foram anos de insistência, de choros desesperados, de revolta e de vontade de arrumar um jeito de pisar em terras estrangeiras. Ir à Disney não bastava. Na verdade, não me atraía fazer uma viagem de 15 dias, como minhas amigas a fizeram para comemorar seus 15 anos.
Quantos sonhos eu tive que estava no aeroporto, indo viajar e quando o avião decolava eu acordava?! Quantos... por anos.
Essa idéia me acompanhou por muitos anos, até que, finalmente após 10 anos, eu decolei.
Até esse dia chegar, muitas pesquisas foram feitas. Eu faço uma analogia desse processo ao vôlei. Várias possibilidades foram levantas por mim para convencer meus pais e eles, por sua vez, cortavam! (triste, triste...) Mas um dia, após ter terminado com minhas "obrigações" e "nada mais me segurar", eu consegui o acordo e, o principal, o apoio deles.
Eles têm sido a minha principal base de apoio. Essa coisa de que família é a base de tudo, bla bla. Clichê, eu gosto de alguns. Desse eu tinha as minhas dúvidas, mas me rendi. É verdade!
Amyr Clinc escreveu muito bem "É preciso viajar... conhecer o frio para desfrutar do calor".
Dessa história eu posso tirar muitas lições (estou tirando ainda!)
Hoje, sozinha em Bruxelas, com -8°C e neve, eu posso dizer a diferença entre o frio e o calor.

Começo a entender também a diferença entre sonhos e objetivos.
Quando eu era criança, meu sonho era ver a Lua do espaço. Eu não pesquisei nada sobre a seleçao de astronautas pela Nasa, não fiz nada para me tornar uma...
Quando eu era criança, meu sonho também era morar no exterior. Essa idéia se tornou um objetivo que me acompanhou durante anos e eu nunca desisti, mesmo nos momentos de mais revolta.

Nem tudo que é um sonho está 'traçado' para se realizar.
A Lua continua me encantando, mas eu me contento em observá-la da minha janela.

Hoje, eu tenho outros sonhos. Alguns continuarão a serem sonhos guardado na caixinha das Doces-possíveis-lembranças. Outros, eu estou transferindo para a caixinha Objetivos 2010.
Tenho um muito especial em vista. Mas até lá, muito trabalho (sempre sempre) será necessário. Mãos à obra!

E você, quais são seus sonhos?

Um Feliz Fim de Ano para vocês, meus queridos e um muito obrigada pelo apoio!

PS: Um feliz aniversário para o meu pai també! Amanhã é o aniversário dele!
Um beijo grande,
Leoa

6 comentários:

  1. Belo texto de fim de ano! Venho aqui agradecer os votos que vc me fez para 2010 e para te desejar cada vez mais objetivos cumpridos e a cumprir, sonhos para sonhar e para realizar. O meu pra 2010 é finalmente acatar a profecia de Camila de que eu seria primeira a casar - eu e Biel!! Vou ser a quinta, depois do Guto, do Vitor, da Mírian e da Paula Assaad, será que ainda vale? rs. Bom, que 2010 chegue cheio de realizações para nós!
    beijão e bom natal e ano novo nessa geladeira aí!

    ResponderExcluir
  2. Fim de ano é época de olhar para os nossos planos. Limpar a prateleira, arrumar os novos, reciclar os antigos. Num desse anos passados, escrevi num papel todos aqueles planos que deveriam ser cumpridos no ano que estava por vir. Foi engraçado achar esse papel meses depois e ver o que tinha mudado, o que tinha realizado, o que ficou para depois. Nos ajuda a fazer um balanço da vida - dá pra pensar muitas coisas a partir daí. Tá na hora de fazer uma nova lista.
    Loiríssima, um ótimo 2010 pra vc!!! Quando quiser sentir de novo o calor, será muito bem recebida!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vc disse e eu vim conferir o texto (mas ainda espero o -email!)...
    Acho q desde crianças temos sonhos. Muitos a vida trata de mostrar que são apenas sonhos. As vezes a vida nos coloca em caminhos tão deferentes...acho q pra avaliar a diferença entre sonhos e planos. Não que sonhar não seja importante, mas acho q na idade q estamos (rs) é bom não esquecer dos planos, de que sonhos queremos q façam parte deles, de quais são possíveis de estarem... Pra mim, 2010 é o ano dos planos. Hora de traçar metas para realizar sonhos, antigos e novos (sempre tem espaço para um novo sonho!)...

    as saudades são grandes! pra vc, um abraço caloroso (pra aquecer!!!) e um beijão

    ResponderExcluir
  4. Loiraaaa! Primeira vez que entro no seu blog. Quis matar um pouco a saudade de vc. Li o seu texto que fala sobre calor/frio e por coincidência li uma matéria hoje de manhã no jornal que dizia: "Rio de Janeiro é o sgundo lugar mais quente do mundo." Sabe qual era o primeiro? Death Valley (Vale da Morte) no eserto da California. Ou seja... ESTAMOS QUASE MORTOS AQUI!!! rs. Saudade enorme de você. Quero ir aí te visitar em breve.
    Beijos.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  5. Então... 2010, merço... isso são horas?
    Não vou falar dos meus sonhos. São simples ou desconcertantes.
    Esse lance da lua é engraçado mesmo né? Lugarzinho interessante desse ser a lua. Eu particularmente, prefiro a terra (embora não recusasse um convite pra brincar em uma câmara de gravidade reduzida/zero), pois jamais entraria num foguete. Poxa, eu acho que vou m esquivar de aviões, enquanto for possível. "Mim ser grande medroso, mim não querer cair do pássaro de ferro". Eu acho fenomenal essa sua mudança ai pros exterior tudo e não posso condenar por querer sair do Brasil. Na verdade apoio. Apesar disso espero que esses tais sonhos ai envolvam rever o pessoal daqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Querida, muito bom o seu texto. Parece que escuto você aqui do ladoo do meu ouvido.

    Mil beijinhos para vc
    =)

    ResponderExcluir